top of page

XVIII mensagem da Comissão Internacional da Missão Marista

A XVIII mensagem da Comissão Internacional da Missão Marista, com o título “Catecismo escolar, educação da fé e cuidado sacramental”, destaca a “prática evangelizadora” dos maristas nas suas obras educativas, com o objetivo de transmitir o amor de Deus, dando a conhecer e a amar a Jesus Cristo.


A mensagem, escrita por Leonardo Humberto Soares em nome da Comissão Internacional da Missão Marista, enfatiza a necessidade de “construir comunidades educativas que conciliem fé, cultura e vida em meio a um mundo turbulento e com diferentes realidades emergentes”. E da mesma forma, lembra “como a missão marista se sustenta, desde a sua origem, em ações que promovem e se articulam com a catequese, a educação na fé e o cuidado sacramental “.


No documento, Leonardo, Secretário Executivo da Região América Sul, exorta aos maristas diante das “dores da sociedade e desafios da catequese”, colocando algumas perguntas:

  • Como podemos envolver as famílias no caminho de fé de seus filhos?

  • Como podemos usar a tecnologia para abrir novos espaços de reflexão sobre a religiosidade?

  • Como criar uma experiência acolhedora em um caminho de formação religiosa que responda aos nossos tempos de mudança?


A mensagem propõe aos maristas o desafio de assumir, em relação ao tema da catequese, as diversidades dos países onde estamos e buscar uma resposta específica para o local, compreendendo a dimensão global. Considerando que “nasce dessa perspectiva uma catequese como um mosaico de vários rostos específicos, mas que encontram a unidade num semblante de Jesus Cristo.”


Acesse o material:


T-18 MissionCommission18_.Catecismo_PT
.pdf
Download PDF • 1.07MB

A Comissão Internacional convida os leitores a ler e adaptar os princípios e reflexões apresentados na Mensagem ao seu próprio contexto. E pede a todos os irmãos e leigos maristas para “continuar a construir lares de luz e envolver-nos com paixão na criação de um estilo de vida de família aberto a todos, como Maristas de Champagnat”.


O Ir. Balbino Juárez, que morreu em junho passado, foi um dos convidados para discutir este tópico com o grupo. A Comissão recorda sua vida e agradece o dom de sua vida fecunda e plena, fazendo sempre o bem com abundância, entregando-se às crianças e jovens e oferecendo um exemplar serviço de formação catequética à Igreja na América Latina.

Se você quiser compartilhar suas idéias, reflexões ou experiências com a Comissão sobre esta mensagem ou as anteriores, por favor escreva para fms.cimm@fms.it


Nesse link é possível baixar o consultar as mensagens publicadas a partir de janeiro 2021.

bottom of page