top of page

Reunião da Comissão Internacional da Missão Marista

Atualizado: 17 de jan. de 2023


A Comissão Missionária Internacional reuniu-se na Casa Geral de 9 a 13 de Janeiro. A equipe, coordenada pelo Vigário Geral, Irmão Luis Carlos Gutiérrez, é composta por membros da Área de Missão da Administração Geral, representantes das 6 regiõese das redes internacionais que já operam no Instituto.


A Comissão da Missão Marista Internacional foi criada para facilitar a interconexão de secretarias, redes e regiões de forma integrada e sequencial. Uma de suas tarefas mais relevantes é ajudar os responsáveis a refletir sobre as iniciativas e os processos de implementação dos projetos do Plano Estratégico do Conselho Geral a nível global, regional e provincial na Área de Missão. Ao mesmo tempo, articula as diferentes iniciativas e ações das Regiões, Redes e Administração Geral, a fim de maximizar seus impactos e efeitos.


Esta Comissão trabalha no sentido dos seguintes objetivos:

  • Contribuir ativamente para o desenvolvimento da Família Carismática Global no campo da missão.

  • Refletir sobre as necessidades, tendências e realidades atuais e emergentes da missão marista no mundo para propor respostas significativas através de linhas de ação, estratégias, iniciativas e documentos esclarecedores.

  • Facilitar a contínua reflexão, implementação e atualização das iniciativas do Planejamento Estratégico da AG (2017-2025) em resposta dinâmica aos apelos do XXII Capítulo Geral.

  • Refletir sobre os processos da missão marista em nível global e sua efetiva articulação (redes globais, questões globais, etc.) e fazer propostas ao Conselho Geral.

  • Favorecer a integração e a articulação dos diferentes líderes e líderes da missão marista (secretarias, departamentos, regiões, redes, províncias).

  • Oferecer recomendações e sugestões para o desenvolvimento de iniciativas, programas e projetos relacionados à área de missão.

Todas as contribuições sobre a missão marista que a Comissão fez nos últimos anos, através de reuniões virtuais e pessoas convidadas, resultaram em 18 mensagens que estão disponíveis para leitura e compartilhamento com toda a comunidade marista no site do Instituto: https://champagnat.org/es/comision-internacional-de-mision-marista/


O encontro foi uma ótima oportunidade para refletir sobre diferentes temas e definir estratégias para o futuro próximo. No primeiro dia, que incluiu também a intervenção muito apreciada do Irmão Ernesto, Superior Geral, os participantes ouviram atentamente as exigências da vida. Eles também refletiram sobre os progressos realizados nas regiões, tentando identificar a situação atual e coordenar os próximos passos no futuro, em termos de liderança dos secretariados e departamentos do Instituto.

O mesmo tema, retomado no dia seguinte, teve como eixo o diálogo sobre as necessidades emergentes, as realidades atuais que desafiam a missão marista e como responder a elas.


Na quarta-feira, 11 de janeiro, a equipe abordou o tema das redes, com foco na aprendizagem, coordenação, linguagem e o futuro relacionado a esse tema. Foram destacados os processos vivenciados pelas redes Champagnat Global (escolas), CPV (Voluntariado), PJM (Juventude) e Solidariedade. A relação entre a Igreja e os processos globais também foi analisada, entre outros temas, nas áreas de educação (Pacto Educacional Global), ecologia (Laudato Si) e economia (Economia de Francisco e Clara).


No quarto dia da reunião, as atenções se concentraram na próxima Assembleia de Missão (III MIMA), que será realizada em 2024. A comissão começou a fazer sugestões para a comissão preparatória, que em breve iniciará o trabalho de preparação para o evento. Também foram discutidas propostas em relação ao desenvolvimento da liderança, vitalidade e sustentabilidade da Missão. Da mesma forma, foi analisado e aprovado o documento "Levante-se, dê sua opinião e participe", apresentado pela Secretaria de Educação e Evangelização.


No final da reunião de 13 de Janeiro, a Comissão definiu a trajectória para os próximos 3 anos e destacou o seu papel nos projectos de âmbito de missão previstos no Plano Estratégico da Administração Geral e nasua ligação com as Regiões, Redes e Secretariados.


Participantes da reunião


Administração Geral

  1. Irmão Luis Carlos Gutiérrez – Vigário Geral

  2. H. Ben Consigli – Consejero general

  3. H. Ken McDonald – Conselheiro Geral

  4. Irmão Jorge Gaio, Ecônomo Geral

  5. H. Gregorio Linacero Melón – Assistente do Ecônomo Geral e Gerente de Projetos do Plano Estratégico da Administração Geral

  6. Fr. José Sánchez Bravo – Diretor da Secretaria de Educação e Evangelização

  7. Irmão Mark Omede, Diretor Adjunto da Secretaria de Educação e Evangelização

  8. Irmão Ángel Diego García Otaola, Diretor da Secretaria de Solidariedade

  9. Irmão Francis Lukong, Diretor Adjunto da Secretaria de Solidariedade

  10. Andrea Rossi – Diretora de FMSI

  11. H. Valdícer Fachi – Diretor del CMI

Representantes das Regiões

  1. Christophe Schiestse (Europa)

  2. Leonardo Soares (América Sur)

  3. H. Francis Jumbe (África)

  4. Irmão Rodrigo Espinosa (Arco Norte)

  5. H. Farancis King (Ásia)

  6. H. Kevin Walls (Oceanía)

Redes

  1. H. Marcelo Bonhemberger (Universidades)

  2. H. Miguel Fernandes Ribeiro (PJM)

  3. Analía Ruggeri (Solidariedade)

Tudo o que foi vivido alimentou o compromisso apaixonado por uma Missão Marista sem fronteiras inovadora, através da reflexão e de iniciativas de uma perspectiva global que exige diálogo intermulticultural e interdisciplinaridade para enfrentar as complexas realidades emergentes às quais somos chamados a dar respostas como maristas de Champagnat: com ousadia e esperança.


Lic. Analía Ruggeri

Coordenador da Rede Interamericana "Corazón Solidário"

bottom of page