top of page

Região América Sul celebra primeira reunião da Equipe de Reconfiguração

  • Foto do escritor: UMBRASIL
    UMBRASIL
  • 24 de jan.
  • 2 min de leitura

A reunião propôs um projeto abrangente para a reconfiguração regional, com foco no discernimento espiritual e na caminhada conjunta das províncias.


A primeira reunião da Equipe de Reconfiguração da Região América Sul foi realizada nesta sexta-feira (24/01), virtualmente, e teve como tema central "Como falar de futuro: RECONFIGURAÇÃO". O encontro reuniu representantes das Províncias que compõem a Região: Ir. Óscar Martin, Conselheiro Link, Ir. Maximiliano (PCDS), Ir. Carlos Huidobro, (PCDS), Ir. Lucio Gomes Dantas (PMBCN), Ir. Marcio Henrique Ferreira da Costa (PMBCN), Ir. Jose de Assis Elias de Brito (PMBCN), Ir. Rogério Renato Mateucci (PMBCS), José Leão da Cunha Filho (PMBCS), Ir. Vanderlei Siqueira (PMBCS), Ir. Valdicer Civa Fachi (PMBSA), Simone Engler Hahn (PMBSA), Ir. Álvaro Sepúlveda (PSMA), Ir. Diego Rocha (PSMA), Leonardo Humberto Soares, Secretário Executivo, e Maria Cecilia Crevola, Analista de Projetos.


A equipe responsável pela reconfiguração da Região recebeu a missão de elaborar cenários e propostas estratégicas para a Reconfiguração Regional, com foco na caminhada conjunta das Províncias e no discernimento espiritual. O projeto deve ser desenvolvido com prazos claros e dividido em etapas de curto, médio e longo prazo, com reuniões regulares, divisão de tarefas, desenvolvimento de uma plataforma de comunicação e colaboração, mantendo uma retroalimentação contínua e sendo fundamentado em uma escuta profunda de irmãos, leigos e leigas, além da utilização de métodos como grupos focais e pesquisas qualitativas.


A metodologia a ser aplicada deverá ir além das discussões racionais, inspirada em práticas como o Sínodo da Igreja e o Capítulo Geral do Instituto Marista. Além disso, o projeto levará em consideração as experiências de Congregações similares, buscando evitar equívocos e adotar boas práticas, além de todas as experiências exitosas já vivenciadas pela Região América Sul.


Entre as premissas importantes, destaca-se a necessidade de identificar cenários possíveis para as diversas dimensões da vida religiosa, missão, governança, gestão e liderança profética. A comunicação e a participação ativa de todos os envolvidos, incluindo irmãos, leigos e equipes de liderança, serão essenciais para o sucesso do projeto.

barra_edited_edited.jpg

© Região América Sul - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por CMKT UMBRASIL

bottom of page