top of page

Rede internacional de educação faz balanço positivo de 2022

Refletir sobre o impacto de fortalecer e tornar reconhecidas as Instituições Maristas de Educação Superior no mundo. É com essa motivação que o Ir. Marcelo Bonhemberger, presidente da Rede Internacional Marista de Educação Superior (RIMES), acolhe os desafios para 2023 a partir de um balanço das atividades desenvolvidas no ano anterior.


Para o Ir. Bonhemberger, os trabalhos desenvolvidos pela RIMES, em 2022, foram positivos. Segundo ele, o ano foi marcado por uma atuação próxima junto a gestores de mais de 20 universidades maristas espalhadas em 10 países. Essa aproximação trouxe avanços significativos para que diálogos sobre a promoção de inovação, desenvolvimento e transformação na educação superior fossem estabelecidos. “Em 2022 a RIMES se destacou pelo avanço de um plano estratégico para os próximos anos, pelo engajamento de seus parceiros, e por sua contribuição para a formação integral de membros das Instituições de Ensino Superior (IES) que dela fazem parte”, destaca Bonhemberger.


Na avaliação de Ana Gabriela Aguirre Franco, Vice-presidente da RIMES e reitora da Universidade Marista da Cidade do México, as estratégias de internacionalização e fomento à cultura da cooperação foram consolidadas a partir de projetos que articulam ensino, pesquisa e serviços oferecidos à comunidade.


“É importante que em 2023 sigamos desenvolvendo cursos de cultura organizacional e continuemos com a formação dos atuais líderes que colaboram para a tradição educativa marista. Isso fortalecerá os laços de identidade corporativa entre três atores principais: a marca, a equipe de trabalho e, principalmente, com nossa comunidade educacional”, afirma Franco.


Ir. Luis Carlos Gutiérrez Blanco, Vigário Geral do Instituto Marista, reconhece essa atuação como um segmento inovador da missão marista na busca ativa por responder às necessidades dos jovens quanto à formação profissional e vocacional. De acordo com Blanco, “o Instituto espera uma liderança destacada da Rede para ampliar marcos conceituais e práticos de educação e evangelização, em resposta às necessidades da juventude; uma juventude que se abre a um mundo profissional e laboral em constante mudança e rodeado por realidades socioculturais e religiosas muito complexas”.


Com uma atuação pautada pela tradição educativa inspirada no sonho de São Marcelino Champagnat, a RIMES oferece respostas a esses desafios que a realidade apresenta, formando uma rede internacional que acredita em uma caminhada conjunta para o fortalecimento global da educação superior marista no mundo. Exemplo disso, foram os diversos movimentos de relacionamento e promoção de vínculos com comunicadores e lideranças das Universidades associadas e a aproximação intercongregacional com outras redes internacionais de educação superior.


Para João Fett, Secretário Executivo da RIMES, o investimento na qualidade das relações com os interlocutores prioritários foi um compromisso central assumido pelo Conselho Diretor. “Priorizamos o estreitamento de laços com nossas instituições associadas, especialmente com suas lideranças e com os seus comunicadores, com a expectativa de darmos a conhecer nosso propósito e consolidarmos nossa personalidade enquanto Rede. Foram igualmente oportunas as possibilidades de aproximação e troca com outras redes confessionais de educação superior”, destaca.


Em novembro, a RIMES participou do XIII Encontro da Associação de Universidades La Salle, discutindo o protagonismo no futuro da educação superior e a cooperação entre as redes confessionais como um caminho promissor a perseguir.


Rumos sinérgicos para 2023


Em 2023, a RIMES pretende estreitar ainda mais os laços com suas instituições associadas, mostrando-lhes o valor agregado e a vantagem competitiva em participar de uma Rede Internacional com um amplo e diverso escopo de atuação, consolidado em muitos países. Para este ano, o plano de trabalho prevê o desenvolvimento de projetos estratégicos de curto, médio e longo prazo, como o mapeamento dos centros de excelência das instituições associadas, a criação de um programa para a formação de lideranças e a implementação de um modelo sustentável de financiamento da Rede. Também estão previstas ações voltadas à comunicação e ao relacionamento, oportunizando a visibilidade e a ampliação da atuação frente aos interlocutores estratégicos.


Para o Ir. Carlos Alberto Rojas, diretor do Secretariado de Educação e Evangelização da Administração Geral do Instituto Marista, “o horizonte que se abre para a Rede nos próximos anos é animador e esperançoso: ressignificar o carisma do Instituto Marista, 200 anos depois de sua fundação, renovando sua presença no ensino superior. Só nos resta pôr mãos à obra e continuar confiando que esta é a obra de Jesus e Maria”.


Sobre a Rede Internacional Marista de Educação Superior   


A Rede Internacional Marista de Educação Superior (RIMES) consiste na união de mais de  20 instituições que, em sintonia com as premissas da Administração Geral do Instituto dos Irmãos Maristas, em Roma, busca criar conexões de sinergia e atuação em seus espaços de missão. Com fundação em 2004, essa rede tem como objetivo criar oportunidades de parcerias, formação e projetos em conjunto, potencializando a atuação no ensino superior em mais de 10 países. Saiba mais sobre a Rede aqui. 

bottom of page