top of page

Memória e Espiritualidade em foco: VII Encontro da Rede Centro de Memórias e Patrimônio Espiritual Marista conclui atividades em Belo Horizonte

  • Foto do escritor: UMBRASIL
    UMBRASIL
  • 22 de ago.
  • 2 min de leitura
ree

Entre os dias 18 e 22 de agosto, o Recanto São José, em Belo Horizonte (MG), foi palco do VII Encontro da Rede Centro de Memórias e Patrimônio Espiritual Marista, que reuniu Irmãos e leigos(as) comprometidos com a preservação da história, da espiritualidade e do patrimônio marista na Região América Sul (RAS).


Ao longo de cinco dias, a programação integrou momentos de espiritualidade, partilhas de experiências, mesas de trabalho, visitas técnicas e reflexões sobre o futuro. O encontro buscou fortalecer a missão da Rede de Centros de Memória, alinhando iniciativas e consolidando estratégias comuns para os próximos anos.


Gestão, preservação e divulgação

O segundo dia foi dedicado à gestão documental e à preservação dos acervos, com a finalização do Plano Estratégico 2023-2025 e a apresentação do trabalho regional sobre gestão, preservação e divulgação documental. Uma mesa de partilhas permitiu que os Centros de Memória trocassem experiências e práticas em andamento.


Pesquisas e publicações

Na quarta-feira, os participantes refletiram sobre pesquisas e publicações ligadas ao patrimônio marista, com destaque para a apresentação do GT Cartografia da Presença Marista na RAS. Também houve espaço para socialização de iniciativas dos centros, visita técnica e um momento de confraternização. Conheça o projeto: https://cartografia.regiaoamericasul.org


Formação em patrimônio espiritual

Os últimos dias foram marcados pela formação em patrimônio espiritual, com a fala inspiradora do Ir. José de Assis Elias de Brito e a apresentação do Plano de Ação da Equipe de Espiritualidade. Outro ponto alto foi a conferência “L’Hermitage 200 anos: inspiração, identidade e oportunidades para o patrimônio espiritual Marista na RAS”.


Encerramento e perspectivas

O encontro foi concluído nesta sexta-feira (22) com uma síntese das atividades, avaliação e encaminhamentos. Os participantes destacaram que o VII Encontro reafirmou a importância da memória como fonte de identidade e da espiritualidade como inspiração para manter viva a missão marista na América do Sul.


Mais do que um espaço de estudo e planejamento, o evento fortaleceu laços, consolidou estratégias e abriu novas perspectivas para a atuação conjunta da Rede de Centros de Memória e Patrimônio Espiritual Marista.



barra_edited_edited.jpg

© Região América Sul - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por CMKT UMBRASIL

bottom of page