top of page

I Encontro do Comitê Gestor da Rede de Centros de Memória Marista da Região América Sul

Com o objetivo de revisar o Planejamento Estratégico e criar um plano de ação até 2025, realizou-se em Santiago, de terça-feira (26) a quinta-feira (28), a primeira reunião presencial do Comitê de Gestão da Rede de Centros de Memória Marista da Região América Sul.


Após a chegada dos participantes ao Chile, a reunião teve início na manhã de terça-feira, dia 26, com a acolhida dos membros do Comitê pela Secretária Executiva de Vida e Missão do Setor Chile, Marcela Hormazábal, seguida de uma visita guiada ao Arquivo Histórico Marista. Na parte da tarde, os trabalhos se concentraram na revisão do Planejamento Estratégico da Rede de Centros de Memória.


A manhã de quarta-feira centrou-se nos grupos de referência da região, quem faz parte das iniciativas, o progresso de cada um e como se relacionam com a rede, para definir o seu papel na rede e que iniciativas conjuntas podem ser desenvolvidas. O Plano de Comunicação também foi revisto, juntamente com a visita do Delegado de Vida e Missão do Sector do Chile, Sr. Ernesto Reyes, que valorizou a contribuição que a Rede de Centros de Memória dá à Região da América Sul. À tarde, a equipe deu início à reunião virtual da Rede de Centros de Memória, com a participação online dos sete países membros (Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai) e terminou o dia com a revisão do seu regulamento interno.


A quinta-feira começou com uma visita ao Museu Educativo Gabriela Mistral, em Santiago, onde foi feita uma visita guiada educativa. Depois do almoço, avançou-se na planificação do VII Encontro da Rede de Centros de Memória Marista, que terá lugar no próximo ano, em Belo Horizonte, Brasil, e acordaram-se as datas dos próximos encontros. Por fim, após a avaliação do encontro, a equipe partilhou um jantar de encerramento, agradecendo os dias de trabalho e fraternidade vividos ao longo da semana.


A Comissão de Gesto da Rede de Centros de Memória da Região América Sul é composta por Marcos Rogério, Dyogenes Philippsen, Belén Pissarello, Eder D'artagnan, Irmão Genuino Benini e coordenada por Francisco Flores, que participou do encontro.


Uma contribuição para a memória e o património marista da nossa Região, que nos permite continuar a caminhar fraternalmente como Família Global, tendo presente as nossas origens carismáticas.


Comments


bottom of page