top of page

Encontro de Formadores reuniu Irmãos do Brasil Marista e da Região América Sul em Fortaleza

  • Foto do escritor: UMBRASIL
    UMBRASIL
  • há 1 dia
  • 2 min de leitura
ree

Entre os dias 20 e 23 de outubro, Fortaleza acolheu o Encontro de Formadores do Brasil Marista, um espaço de partilha, escuta e renovação da missão formativa. O evento reuniu Irmãos e leigos que atuam nos diversos processos de formação, vindos de diferentes Províncias, em um ambiente de fraternidade e corresponsabilidade pelo futuro da vida religiosa marista.


O Ir. Benê Oliveira, presidente da UMBRASIL, destacou a relevância do papel dos formadores para a vitalidade da missão marista:


“São Marcelino mesmo era o ponto de referência dos Irmãos Formadores como seguidores de Jesus, do jeito de Maria. Enquanto talhava pedras para a construção da casa de Hermitage, ele formava seus Irmãos para serem pedras vivas na construção do Reino de Deus, para tornar Jesus Cristo conhecido e amado.”


Segundo o Irmão, a Regra de Vida (RV 90) e as Constituições 76 e 77 ofereceram o horizonte essencial do formador marista, lembrando que “sob a ação do Espírito Santo e com o acompanhamento de formadores bem preparados, cada um é o principal artífice de sua própria formação” (C 62).


Momentos de partilha e reflexão


A programação da reunião contemplou momentos de espiritualidade, estudo e convivência fraterna. A segunda-feira (20) marcou a chegada dos participantes, acolhida do Irmão José de Assis (PMBCN) e a apresentação da proposta da reunião, conduzida pelo Ir. Aderlan Brandão.


Na terça-feira (21), o destaque foi o tema “Cuidando de quem cuida”, conduzido pelas Irmãs Vilma e Luzinete, do Projeto Betânia – Casa do Cuidado, seguido da reflexão sobre o Guia da Formação, com o Ir. Pere Ferré (Hermanos Hoy), e das formações sobre Vocações Adultas, ministradas pelo Pe. Jaldemir Vitório.


A quarta-feira (22) foi dedicada às partilhas sobre os itinerários formativos (Pré-Postulado, Postulado e Noviciado), além da visita à comunidade do Postulado, com a participação dos Postulantes com reflexões sobre a caminhada vocacional e formativa que vivenciam.

Já na quinta-feira (23), o foco recaiu sobre o Pós-Noviciado e a animação vocacional, encerrando-se com uma celebração eucarística presidida pelo Frei Tailler, seguida do envio dos participantes.

 

Arquitetos e artesãos da formação


O encontro também aprofundou as orientações do Guia da Formação, recentemente relançado, que ressaltou a importância de formadores capacitados humana, espiritual, pastoral e profissionalmente, aptos a oferecer acompanhamento e mentoria equilibrada, respeitando a liberdade e os processos individuais dos formandos.


“O melhor que podemos oferecer aos nossos jovens formandos é o testemunho alegre da fidelidade, de uma vida de unificação interior, de serviço formativo generoso, orante e dedicado”, reforçou Ir. Aderlan Brandão, coordenador de Identidade, Missão e Vocação da UMBRASIL.


Nesse espírito, o Encontro de Formadores em Fortaleza reafirmou o compromisso do Instituto Marista com a formação integral e o cuidado de quem cuida, valorizando o papel dos formadores como artesãos e arquitetos da vida marista, construtores de comunidades vivas, inspiradas no exemplo de Marcelino Champagnat.



barra_edited_edited.jpg

© Região América Sul - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por CMKT UMBRASIL

bottom of page