23º Capítulo Geral elege nova liderança e define caminhos para o futuro do Instituto Marista
- UMBRASIL

- 7 de out.
- 3 min de leitura

em Tagaytay, nas Filipinas, os 82 Irmãos capitulares do 23º Capítulo Geral do Instituto Marista elegeram, no dia 30 de setembro, o novo Superior-Geral, Irmão Peter Carroll, da Província Star of the Sea. Ele sucede o Ir. Ernesto Sánchez e torna-se o 15º sucessor de São Marcelino Champagnat, assumindo a missão de conduzir o Instituto pelos próximos oito anos.
A eleição marca o início de um novo ciclo de esperança e compromisso com a missão marista no mundo. Na mesma ocasião, foi eleito o Vigário-Geral, Irmão Hipólito Pérez Gómez, da Província América Central, que atuará ao lado do Superior-Geral e dos Conselheiros para animar a vida e a missão marista internacionalmente.
Um líder com experiência e visão global
Natural de Queensland, Austrália, o Ir. Peter Carroll ingressou na vida marista em 1977 e tem longa trajetória em educação, formação e governança. Foi diretor de colégios, presidente da Marist Schools Australia e, desde 2015, exerce funções de liderança provincial. Em 2022, tornou-se o primeiro Provincial da Star of the Sea, a maior província marista em diversidade cultural e extensão territorial, abrangendo a Oceania e o Pacífico. Sua atuação se destaca pelo incentivo à missão compartilhada entre Irmãos e leigos e pela visão estratégica de futuro para o carisma marista.
O novo Vigário-Geral
O Ir. Hipólito Pérez Gómez, natural da Espanha, tem sólida experiência na formação de Irmãos e na animação da vida marista na América Central. Atuou como mestre de noviços em El Salvador e Colômbia e foi Provincial da América Central em dois períodos (2008–2013 e 2017–2024). Também integrou a Administração Geral em Roma como diretor-adjunto do Secretariado “Irmãos Hoje”. Sua trajetória é marcada pela dedicação à formação, à interculturalidade e à defesa da vida de crianças e jovens em contextos vulneráveis.
Eleição dos Conselheiros-Gerais
Encerrando o Capítulo, no dia 3 de outubro, foram eleitos os seis Conselheiros-Gerais que, junto ao Superior-Geral e ao Vigário-Geral, compõem o novo Governo Geral do Instituto (2025–2033):
Ir. Carlos Alberto Rojas Carvajal – Província Norandina (Colômbia)
Ir. John Hazelman – Província Star of the Sea (Fiji)
Ir. Juan Carlos Fuertes Marí – Província Mediterránea (Líbano)
Ir. Mark Okolo Omede – Província Nigéria (Nigéria)
Ir. Rajakumar Soosai Manickam – Província South Asia (Índia)
Ir. Deivis Fischer – Província Marista Brasil Sul-Amazônia (Brasil)
Representante da Região América Sul
Formado em Teologia Pastoral e Filosofia, com especialização em Sociologia e mestrado em Educação, o Ir. Deivis Fischer representará a Região América Sul no Conselho Geral. Atual Provincial da Província Marista Brasil Sul-Amazônia, o Ir. Deivis tem ampla experiência em gestão, pastoral e formação, tendo presidido a União Marista do Brasil (Umbrasil) e coordenado a área de Vida Consagrada e Laicato.
Sobre sua eleição, afirmou:
“Nossa missão é animar e coordenar o conjunto do Instituto, sendo guardiões do carisma. Que possamos fortalecer essa grande família global para que crianças e jovens, nos diferentes contextos em que estamos inseridos, tenham vida em abundância.”
Discernimento e novos apelos para o Instituto
O Capítulo Geral, iniciado em 16 de setembro, foi um tempo de escuta, discernimento e partilha sobre os desafios e esperanças da missão marista. As reflexões resultaram na formulação de cinco grandes apelos que orientarão a caminhada do Instituto nos próximos anos, nas áreas de espiritualidade, vida comunitária, missão, vocação, governança e liderança.
O processo incluiu ainda a apresentação do documento “O Sopro da Ruah – Leigos Maristas de Champagnat: Vocação e Organização”, fruto do Fórum Internacional sobre a Vocação Marista Laical, que propõe a criação da Associação Internacional de Leigos Maristas de Champagnat — passo importante na corresponsabilidade entre Irmãos e leigos na missão marista.
Com a nova liderança e as diretrizes traçadas, o Instituto Marista reafirma seu compromisso de continuar “desbravando novos rios de vida”, fiel ao espírito de São Marcelino Champagnat e à missão de educar e evangelizar crianças e jovens, especialmente os mais vulneráveis.



