top of page

Segundo dia da Assembleia nos convida a caminar como uma Família Global


O segundo dia da Assembleia foi marcado pelo trabalho das mesas temáticas e pela ligação com as Redes Globais do Instituto Marista, na chave da Família Global.

O segundo dia da Assembleia Regional começou na terça-feira 21 de março com uma oração animada pela Província de Cruz del Sur, sobre a história bíblica da cura de Jesus de um paralítico.

Depois, seguindo a dinâmica do primeiro dia, as mesas temáticas continuaram. Irmão Oscar Martín, do Governo Geral, convidou os participantes a conhecerem a realidade da Promoção Vocacional no Instituto, a cuidar da vida e a gerar nova vida.

Quanto a conhecer a realidade, o Irmão registou a diminuição do número de Irmãos entre 1990 (5.657 Irmãos) e o ano 2022 (2.720), acrescentando que as projeções indicam que até 2031 haverá 1680 Irmãos Maristas em todo o mundo. Por outro lado, o Conselheiro sublinhou que o Ano das Vocações nos convida a cuidar da vida marista, os Maristas de Champagnat são necessários, mas em particular, os Irmãos. É por isso que o apelo a renascer e a gerar nova vida marista é importante, como aconteceu com São Marcelino, as comunidades cresceram por contágio, onde os Irmãos procuraram outros e partilharam com eles a maravilha de serem Irmãos e os trouxeram para a comunidade. "Para gerar vida na Missão, precisamos de olhar para além, para construir uma visão educativa e evangelizadora que realce a dimensão espiritual da educação", acrescentou ele.

As seguintes questões foram então colocadas para discussão nas mesas: "Será que vivo a minha vida marista na felicidade e a mostro? Como ajudamos na animação das vocações e no cuidado da vida marista, especialmente dos jovens irmãos?

Continuando o dia, a terceira mesa temática tratou dos leigos maristas da Região. Pepe Jaime Rocabado apresentou o contexto histórico da Rede de Leigos da Região. A rede é composta por Fraternidades e Comunidades Leigas, que agrupam cerca de 1800 pessoas, incluindo pais, antigos pais, antigos alunos, casais, funcionários, etc.

A Rede de Leigos define-se como uma instância que gera sinergias em torno dos itinerários de formação e acompanhamento da vocação leiga marista, reforçando a vitalidade do Carisma. Têm 4 projectos principais: trabalhar com os jovens leigos, gerando um repositório, juntamente com propostas de formação e acompanhamento virtual. Jaime apresentou um vídeo da Rede de Leigos, e depois passou a uma reflexão por quadros sobre o estado dos leigos nas Províncias e na região.

A quarta mesa temática centrada na Solidariedade na Região, Analía Ruggeri, iniciou a sua intervenção apresentando a estrutura da rede do Instituto e o local onde a região se encontra. Ela assinalou que o Solidariedade é "tomar conta da vida, que é imposta todos os dias". Neste contexto, foi destacada a rede Coração Solidário Marista, que trabalha em solidariedade em toda a América há 18 anos, procurando responder às realidades emergentes a partir de uma abordagem dos direitos humanos através de diferentes projectos, tais como Service Learning, Ecologia Integral e espaços de diálogo para crianças e jovens. As mesas redondas foram convidadas a discutir o que sabem sobre a rede e o que precisam saber.

À tarde, a quarta mesa redonda discutiu Espiritualidade, Gustavo Balbinot apresentou o desenvolvimento da espiritualidade ao longo da história da região, e também pediu ao irmão Gonzalo Santa Coloma, da Província Cruz del Sur, para comentar o que dignifica o encontro com Deus, ao qual o irmão salientou que "o maior encontro com Deus ocorre depois do perdão, a base da espiritualidade cristã e o verdadeiro sentimento do amor do Pai". A questão foi então colocada às mesas: "Que projectos podem ser implementados em conjunto para alcançar transformações na vida marista?

Deixando o trabalho de grupo, a Assembleia fez uma vídeo-chamada ao Irmão Hipólito Pérez Gómez, que fez uma apresentação sobre a Conferência Americana de Provinciais (CAP), revendo as suas origens, trajetória e conformação, o que permitiu dar estabilidade aos processos de busca latino-americanos nos seus contextos históricos. Hoje é um espaço de colaboração que facilita o acompanhamento de iniciativas em termos de solidariedade, espiritualidade e renovação dos votos perpétuos, gerando uma ligação entre as regiões do Arco Norte e da América do Sul. Entre os futuros projectos em análise pela PAC, destaca-se a proposta de um Noviciado Comum Americano.

Posteriormente, o Irmão Pepe Sanchez fez uma introdução às Redes Globais do Instituto, principalmente Pastoral e Escolas. A Rede Global de Escolas chama-se Champagnat Global, que foi construída ao longo dos últimos anos, tendo a sua primeira reunião cara a cara este ano na Cidade do México. Champagnat Global é um ponto de encontro para que as comunidades escolares tenham a oportunidade de alcançar influência global e de promover o intercâmbio e a inovação, ligando as nossas escolas. A iniciativa tem um espaço no seu website chamado "Agora" onde as diferentes escolas podem partilhar material educativo e continuar a gerar ligações através de grupos temáticos.

Sobre a Pastoral, o irmão Pepe falou sobre a Rede Marista de Pastoral Juvenil, uma iniciativa do Governo Geral, que procura fomentar a sinergia e interacção entre os actores da pastoral juvenil no Instituto, proporcionando aos coordenadores um projeto comum para actuar como uma Família Global e criar um fórum para a partilha de materiais e experiências. Os projetos foram detalhados para encorajar a ligação e o envolvimento dos jovens na iniciativa.

A apresentação final do dia foi feita pelo Irmão Rodrigo Espinoza, Secretário Executivo da Região marista Arco Norte, que fez uma apresentação sobre a sua unidade administrativa, que abrange 6 províncias e 14 países. O Arco Norte deu os seus primeiros passos em 2016 e consolidou o seu plano estratégico para 2020. Cada uma das equipas e iniciativas que trabalham na região foi apresentada, numa estrutura muito semelhante à da América do Sul.

bottom of page