top of page

Saiba mais sobre o Encontro dos Jovens Irmãos do Pós Noviciado I


No dia 13 de janeiro, teve início, em Porto Alegre (RS), o Encontro dos Jovens Irmãos do Pós-Noviciado I. Com o tema “Vida comunitária: humanidade e transcendência!”, e o lema: “Vinde, vede e ficai conosco!“(Jo 1,39), o evento busca favorecer o processo de formação contínua e o processo de discernimento vocacional do jovem Irmão, em vista de sua consagração religiosa marista. É um período importante para aprofundar o sentido e a identidade da consagração religiosa Marista, para tornar-se um Irmão buscador de Deus e da sua vontade, discípulo de Jesus Cristo do jeito de Maria.


O encontro, que ocorrerá até o dia 28 de janeiro, é coordenado pelo Ir Romidio Siveris (PMBSA), em colaboração com os Irmãos Lúcio Dantas (PMBCN), Joaquim Sperandio (PMBCS) e Gadiel López (PSMA). Participam da formação, pela Província Marista Brasil Sul-Amazônia, os Irmãos Alexandre Nascimento, Enos Ângelo e João Pedro; pela Província Marista Brasil Centro-Norte, os Irmãos Gabriel Brito Costa e Gustavo Humberto Leocádio; pela Província Marista Brasil Centro-Sul, o Ir. José Augusto; e pela Província Santa Maria de Los Andes, o Ir. Leandro.


Durante o encontro, os jovens Irmãos poderão partilhar sobre suas vidas e vivenciar momentos de oração e fé. A programação também inclui acolhida, oficinas formativas, rodas de conversa, experiência de solidariedade e vida comunitária, imersão cultural, além de reflexões acerca da vida consagrada e do profetismo na igreja e sociedade. Além disso, o encontro também possibilita o reencontro com companheiros de caminhada e o fortalecimento dos laços de fraternidade entre os jovens Irmãos.


Para o Ir. Lúcio Gomes Dantas, coordenador da Equipe de Formação Inicial da Região América Sul, o Encontro de jovens Irmãos da Região América Sul é muito importante, uma vez que, como itinerário formativo, ajuda o jovem Irmão a viver a dimensão de família e de pertença ao Instituto Marista “Neste encontro específico, os participantes têm a oportunidade de experienciar a vida em comunidade, a exemplo da vida comunitária de Jesus e dos seus discípulos, tão bem vivida por São Marcelino Champagnat e os primeiros Irmãos. Vale salientar que o objetivo do encontro é favorecer o processo de formação contínua do jovem Irmão, em vista de sua consagração religiosa”, afirmou.


Que seja um tempo privilegiado de formação e partilha para todos os participantes e que o encontro proporcione a todos os presentes mais animação e comprometimento no cuidado da vida, da vocação, da comunidade, da espiritualidade e da missão marista.

Fonte: Província Marista Brasil Centro-Norte

bottom of page