top of page

Saiba como foi o primeiro dia do conselho regional da região américa sul

O Conselho Regional da Região América Sul (Províncias Maristas do Brasil, Cruz del Sur e Santa María de los Andes), juntamente com Conselheiro Link da Região, Ir. Óscar Martín, encontra-se reunido, de 25 a 30 de outubro, na Vila Marista (casa de Boracéia) para a sua reunião presencial anual.

O encontro, que conta com pautas estratégicas para o fortalecimento dos projetos e da identidade regional, teve a sua agenda dividida em três momentos. Nesta sexta-feira (27/10/2023), primeiro dia do encontro, foram debatidos os temas da Reconfiguração Canônica do Instituto e sobre o estudo de viabilidade para um Postulantado Único no Brasil Marista.


Sobre o processo de da Reconfiguração Canônica do Instituto, o Ir. Óscar Martin apresentou uma síntese dos principais desafios enfrentados pelo Instituto Marista e pela Região América Sul, bem como uma visão sobre as principais conquistas e avanços já alcançados nos últimos anos. Também foi realizada uma primeira reflexão sobre os critérios e próximos passos para esse importante momento Marista.


Seguindo a agenda do dia, o Ir. Deivis Fischer apresentou o estudo de viabilidade para o projeto de um Postulado Marista do Brasil e da Região. Foi partilhado um estudo sobre o Postulado do Brasil Marista, organizado por um GT de mesmo nome, com composição dos Irmãos José Aderlan – UMBRASIL, Lúcio Gomes Dantas – PMBCN (Coord.), Márcio Costa – PMBCN, Sadi Cela – PMBCS e Silfredo Klein – PMBSA. A proposta tem como objetivo apresentar às Províncias um estudo de viabilidade do Postulado único no Brasil Marista (e posteriormente da Região América Sul) a partir da análise de pressupostos, evidências, indicadores, vantagens e desvantagens dessa realização. O estudo apontou três eixos principais: unidade formativa, formadores e formandos.

No próximo dia do encontro, o Conselho Regional tratará sobre a pauta do Noviciado Regional Champagnat, o status Geral das Equipes e Redes da Região e o Orçamento Regional Preliminar para o ano de 2024.


Acompanhe o site da Região para mais novidades.




Comments


bottom of page