top of page

Este domingo inicia a 6ª Assembleia Regional da Região América Sul

Entre 19 e 23 de março, acontecerá a sexta edição da Assembleia Regional da Região da América Sul, em Cochabamba, Bolívia, na Província Marista Santa María de los Andes.


A internacionalidade é uma premissa cada vez mais reforçada no Instituto Marista. A fim de promover a continuidade e a sustentabilidade da missão educativa e evangelizadora, as nossas ações estão cada vez mais orientadas para a globalização. Neste sentido, continuamos a reforçar os nossos laços na Região América Sul, com o objetivo de desenvolver projetos e ações de forma sinérgica.


Como continuação deste trabalho, tão importante para a missão marista, realizaremos a Assembleia Regional, que é um fórum reflexivo, consultivo e deliberativo da Região, em que participam as Províncias membros (Províncias Cruz del Sur, Santa María de los Andes, Brasil Centro Norte, Brasil Centro-Sul e Brasil Sul-Amazônia).


A Assembleia é realizada de dois em dois anos. É composta pelos Provinciais e respectivos Conselhos Provinciais de cada uma das suas unidades administrativas; estes são os membros com direito a voto. Além disso, o Secretário Executivo e os membros do Comitê Regional participam como facilitadores; e como convidados, o Irmão Superior Geral, o Vigário Geral ou seus delegados, o Coordenador da Região Arco Norte ou o seu representante, e outros membros aprovados pelo Conselho Regional.


Os objetivos da 6ª Assembleia deste ano são de encorajar a ligação dos Irmãos Conselheiros das Províncias, de ter mais tempo para reflexão e discussão, de facilitar a interculturalidade e a internacionalidade, de aprofundar o conhecimento das estruturas da Região e do Instituto, de refletir sobre o futuro da Região América Sul e sobre os ecos dos projetos nas frentes de missão.


As atividades terão início no domingo 19 de março com a celebração do início do ano do Noviciado Regional Marista de Cochabamba (que será transmitido ao vivo para toda a região), seguido de um encontro com os noviços e a comunidade de formação.

Na segunda-feira, dia 20, a Assembleia será oficialmente aberta com uma recepção do Provincial anfitrião, Irmão Pablo González, seguida de uma apresentação pelo Secretário Executivo da Região, Leonardo Soares, sobre os temas a serem discutidos durante a Assembleia. O Vigário Geral do Instituto Marista, Irmão Luis Carlos Gutiérrez, e os Conselheiros Gerais, Irmãos Oscar Martín e Gregorio Linacero, farão também as suas apresentações.


Na terça-feira 21, o trabalho será centrado na Animação Vocacional, Leigos Maristas, Solidariedade regional e as redes nas quais participam a Região juntamente com o Arco Norte.


Quarta-feira 22, será um dia de interculturalidade, no qual os participantes da Assembleia visitarão o mercado tradicional de La Cancha em Cochabamba. Durante a tarde, serão avaliados os projetos e resultados da Região América Sul e a nova proposta de Planejamento Estratégico.


Finalmente, a quinta-feira 23 será centrada na análise dos projetos apresentados e do orçamento regional para 2023, terminando com uma oração de envio. Será um exemplo de muito trabalho em rede e colaboração entre as Províncias, o que sem dúvida trará bons frutos para a caminhada da Região América Sul.


Ao longo da semana, seguiremos trazendo informações sobre o evento!

bottom of page