top of page

Equipe de Comunicação da Região América Sul realizou seu encontro anual no Brasil

  • Foto do escritor: UMBRASIL
    UMBRASIL
  • há 2 horas
  • 2 min de leitura

De 13 a 15 de maio, os coordenadores de Comunicação das cinco Províncias Maristas que compõem a Região América do estiveram reunidos na Casa de Encontros Maristas, na Ilha de Itamaracá, em Pernambuco, Brasil.


A Província Marista Brasil Centro-Norte foi a anfitriã desse Encontro Regional que se propôs como um espaço de diálogo, intercâmbio e planejamento conjunto, fortalecendo a articulação entre as Províncias de Cruzeiro do Sul, Santa Maria dos Andes, Brasil Centro-Sul, Brasil Sul-Amazônia e Brasil Centro-Norte, rumo a uma comunicação cada vez mais integrada e significativa, a serviço do processo de Reconfiguração Regional.


Na tarde do domingo, 12, após a chegada dos participantes, aconteceu a celebração inicial, um momento carregado de espiritualidade e simbolismo, realizado na praia, à beira-mar. Sob o lema “Comunicar com o coração, como quem sente o mar”, cada participante escreveu uma palavra, uma intenção ou um compromisso que desejava comunicar ao mundo. Estas mensagens foram colocadas numa garrafa, que foi depois lançada ao mar como sinal de envio e de esperança partilhada. Lançaram também barquinhos de papel, como sinal da missão em ação.


A primeira sessão de trabalho começou a 14 de maio. Depois de um momento de oração partilhada, foram revistos os dados atuais de cada Província em relação à Vida Marista na Região: número de Irmãos, Comunidades, Casas de Formação, Centros Educativos (Escola e Comunidade), Leigos e Parceiros. Esse mapeamento nos permitiu ter uma visão global da abrangência e diversidade da Missão Marista na América do Sul.


Em seguida, foram analisadas as orientações dadas pela Equipe de Reconfiguração à 7ª Assembleia Regional e revisado o Plano de Trabalho da Equipe de Reconfiguração, que está estruturado em quatro eixos principais: Vida Marista, Governança e Gestão, Espiritualidade e Missão Marista. Nesse sentido, como primeiro exercício, cada participante respondeu individualmente a duas perguntas-chave cujas respostas permitiram partilhar visões diversas e começar a construir uma base comum a partir da qual projetar o trabalho conjunto.

 

- Quais são os desafios e as percepções das suas Províncias sobre a Região?

- Como podemos contribuir, através da comunicação, para o processo de reconfiguração?

 

No segundo dia de trabalho, foi revisto o andamento da Marca Global Marista, após a definição do logotipo de referência apresentado pelo Instituto Marista em março de 2025. Também foi discutido o projeto Cartografia da Região América do Sul, que busca representar visualmente a presença e articulação regional, e trabalhados os Planos de Comunicação das equipes regionais de Animação Vocacional, Espiritualidade e Pastoral Juvenil.


Na quarta-feira, dia 15 de maio, último dia do encontro, o grupo visitou alguns Centros Maristas de Recife, começando pelo Colégio Marista São Luís, passando por um encontro emocionante na Comunidade dos Irmãos Idosos do Recanto Nazaré e finalizando na Casa Mãe da antiga Província Marista Brasil Norte, um lugar cheio de história e memória marista. O dia foi encerrado com uma caminhada pelo centro histórico da cidade, permitindo que os participantes se conectassem com a riqueza cultural do lugar que os acolheu.

barra_edited_edited.jpg

© Região América Sul - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por CMKT UMBRASIL

bottom of page