top of page

Encontro presencial da Rede Regional do Laicato Marista

  • Foto do escritor: UMBRASIL
    UMBRASIL
  • 26 de mai.
  • 3 min de leitura

De 20 a 22 de maio, realizou-se em Santiago do Chile o Encontro da Rede do Laicato da Região Marista América Sul. Os objetivos do encontro foram refletir sobre os caminhos do Laicato na Região, elaborar uma proposta para a vivência da vocação leiga marista entre os jovens e articular iniciativas para fortalecer o despertar e o acompanhamento vocacional, inspirados no Fórum Internacional.


Nesse primeiro dia, além da acolhida feita por Rossana Avendaño, da Província anfitriã de Santa Maria de Los Andes, Cecília Crevola, Analista de Projetos da Região, apresentou o Caminho e a projeção da América Sul, enfatizando o processo de reconfiguração. Em seguida, os trabalhos se concentraram na apresentação do documento final do Fórum Internacional sobre a Vocação Marista.


Na parte da tarde, foi feita uma análise do ponto de vista dos jovens para ver como eles estão participando do laicato de cada Província, seguido de um espaço de trabalho pessoal para imaginar uma nova proposta juvenil.


Na quarta-feira, dia 21, os representantes da rede trabalharam pela manhã para definir as linhas mestras para a elaboração de uma proposta vocacional, através da dinâmica de visualização de uma grande árvore da qual brota a vida e das contribuições recebidas da equipa regional de Animação Vocacional. À tarde, foi efectuada uma visita à Vinha Cousiño Macul, na Região Metropolitana, que permitiu aos membros da rede conhecer melhor as tradições chilenas, coincidindo com o feriado das Glórias Navais do Chile.


O último dia, quinta-feira, começou com uma emocionante oração na capela do Colégio Marista de Santiago, Instituto Alonso de Ercilla, seguida de uma visita guiada às instalações do colégio, permitindo aos participantes conhecer melhor o contexto vocacional em que estão inseridos os alunos da Província anfitriã. O restante do dia foi dedicado à elaboração do Plano de Animação Vocacional do Laicato Marista, finalizando com uma sessão de síntese e uma visita ao centro histórico de Santiago.


Vitória Busato, da Província Marista Brasil Sul Amazônia, destacou “o trabalho em sinergia, em rede, o contato e a integração entre as Províncias, o que, em relação ao laicato marista, tem muito significado, pois é algo que está presente na Igreja, no que é ser e fazer Igreja e acontece de forma integral em nossas áreas de atuação marista”.


Quanto aos desafios que este encontro deixou para a rede, Ricardo Palomar, da Província Marista Cruz del Sur, destacou: “Nosso maior desafio é poder acordar orientações comuns para levar adiante uma visão diversa, mas ao mesmo tempo mais articulada de todas as Províncias, no que diz respeito ao laicato em geral e particularmente ao mundo juvenil, que é um grande desafio, o maior desafio, da vida do carisma nas diferentes Províncias”.


Por fim, a coordenadora da Rede de Leigos, Rossana Avendaño, destacou que o encontro concretizou o caminho iniciado em 2023 com a Rede, materializando ações e um plano de trabalho em que as províncias são responsáveis por uma Região. "Foi uma oportunidade de partilhar experiências, de ativar algumas iniciativas a partir da vocação leiga marista, o que foi significativo. Confirmou também alguns sinais do que implica a vocação leiga marista, como a confirmação de que o carisma marista está em vigor, que está presente, que há muitos leigos e leigas que querem partilhar esse estilo de vida com outros leigos, e para isso gerar instâncias e experiências. Cada uma das Províncias tem uma bela vida marista que queremos colocar à disposição para articular e formar uma rede, justamente aquela que oferece à Região diferentes instâncias do carisma marista. Por isso, estamos muito felizes em concluir este encontro".


Participaram do encontro os representantes das Províncias Maristas da Região América Sul, Natália Campos, do Brasil Centro-Norte, Edson Schirmer e Vitória Busato, do Brasil Sul-Amazônia, Josmari Pauzer, do Brasil Centro-Sul, Ricardo Palomar, do Cruz del Sur, Rossana Avendaño e Rosário Allendes, de Santa Maria de Los Andes, além de Cecília Crévola, analista de projetos da Região Marista América Sul.





barra_edited_edited.jpg

© Região América Sul - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por CMKT UMBRASIL

bottom of page