top of page

Encontro anual da Comissão Internacional de Missão Marista

De 22 a 26 de janeiro, reuniu-se na Casa Geral a Comissão Internacional de Missão Marista, formada por membros da Administração Geral, representantes das seis Regiões Maristas e das Redes de Missão. Sua tarefa é de refletir, propor, divulgar e implementar iniciativas que deem impulso na construção da Família Carismática Global através de respostas às realidades e necessidades atuais do mundo e da Igreja.


"Temos o desafio de cuidar de nós mesmos e de nos amarmos no Senhor, e que levemos a Boa-Nova que Ele é para nossas vidas às crianças, às suas famílias e aos agentes da missão marista, em nossas obras, colégios, obras sociais, universidades, editoras. E isso em cada Região, especialmente naquelas que mais precisam...", afirmou José Antonio Rosa Lemus, diretor da missão da Região Europa e participante do encontro.


O grupo, sob a coordenação do Vigário Geral, Ir. Luis Carlos Gutiérrez, e do Ir. Ben Consigli, Conselheiro Geral, debruçou-se sobre a situação do mundo na era pós-pandemia, analisando ideias e intuições para a missão marista em nível global e local.

Para o Ir. Francis Jumbe, do Malaui, Província da África Austral, "foi uma semana enriquecedora, com a partilha de experiências das diferentes regiões e dos secretariados.  Foi um momento oportuno para nos sentarmos em torno da mesma mesa e apreciar os esforços significativos que estão sendo feitos na área da missão, especialmente depois da pandemia, e, em espírito de discernimento, com o objetivo de ir além com Deus, ao lado daqueles que mais precisam de nossos cuidados".


 

Ideias e intuições para a missão marista em nível global e local

Vários temas do contexto da missão marista foram abordados. No primeiro dia, o Ir. Ernesto Sánchez, superior geral, tendo presente sua participação na assembleia sinodal, apresentou aos participantes algumas perspectivas pastorais derivantes do Sínodo. Em seguida, os participantes refletiram sobre sustentabilidade e estruturas para a missão, os processos que as redes estão desencadeando no Instituto, o cuidado das pessoas, o voluntariado, os direitos das crianças, a criação de inovação, entre outros. “Durante esses dias, tomamos consciência da diversidade das realidades maristas para contemplá-las, interconectá-las, articulá-las e atendê-las. É nossa tarefa animar a Missão a partir de cada Secretariado, Região do Instituto e fortalecer o trabalho em Rede com criatividade, inovação e empatia. Algumas premissas que nos acompanharam em nosso trabalho compartilhado: abraçar o espaço de escuta, cuidar das pessoas e garantir a vitalidade e a viabilidade da Missão em nossas ações” sublinha Analía Ruggeri, da Argentina, que participiou representando a Rede de Solidariedade.


O grupo também dedicou um tempo para a próxima Assembleia Internacional da Missão Marista e a segunda edição do documento sobre a Missão Educativa Marista, que sairá em breve.


Toda a reflexão foi orientada para a consideração da realidade, colocando o Evangelho no centro, tentando buscar uma resposta para a pergunta que constantemente acompanha a caminhada do Governo Geral: “a que somos chamados a ser e a fazer.

 

Família Carismática Global

A Casa Geral, destacando o espírito de família, deu as boas-vindas aos participantes. O Ir. Kevin Wanden, da Nova Zelândia, Província Star of the Sea, com suas palavras, apresentou como viveu a acolhida: "A saudação amigável recebida já no aeroporto deu o tom da estada na Casa Geral. Toda a  comunidade e equipe são sempre muito cordiais, começando o dia com um alegre "Buongiorno", deixando claro que você é bem-vindo, fazendo parte da família marista. Perguntam sempre como você se sente e se precisa de alguma coisa, fazendo o possível para atender a qualquer pedido. A sala comunitária do terceiro andar é um espaço maravilhoso.  Os Irmãos criaram um senso tangível de fraternidade. Você tem a experiência real de fazer parte de uma família global, apesar dos limites linguísticos".


Os membros da Comissão Internacional de Missão Marista que participaram do encontro foram:


Governo Geral: Ir. Luis Carlos Gutiérrez Blanco (Coordenador, Vigário Geral); Ir. Ben Consigli (conselheiro geral).


Administração Geral: Andrea Rossi (FMSI); Ir. Ángel Diego García Otaola (Secretariado de Solidariedade); Ir. Gregorio Linacero (Administração Geral - Gestão de projetos); Ir. Jorge Gaio (Ecônomo Geral); Ir. José Sánchez Bravo e Ir. Nino Pizarro (Secretariado de Educação e Evangelização); Ir. Valdícer Fachi (Cmi).


Regiões: Ir. Francis Jumbe (Região África – Prov. África Austral); Leonardo Soares (Região América Sul – Prov. Brasil Centro-Norte); Ir. Rodrigo Espinosa (Região Arco Norte - Prov. México Central); Ir. Farancis Rahmat (Região Ásia – Prov. East Asia - online); José Antonio Rosa (Região Europa – Prov. Compostela); Ir. Kevin Wander (Região Oceania – Prov. Star of the Sea).


Redes: Analía Ruggeri (Rede de Solidariedade – Prov. Cruz del Sur); Javier Llamas (Rede de Escolas – Administração Geral); Ir. Marcelo Bonhemberger (Rede de Universidades – Prov. Brasil Sul-Amazônia); Ir. Miguel Fernandes Ribeiro (Rede de Jovens Maristas – Prov. Brasil Centro-Sul).

bottom of page