Região América Sul
Apresentação
A internacionalidade é uma premissa cada vez mais fortalecida no Instituto Marista. Para promover a continuidade e a sustentabilidade da missão de educar e evangelizar, a nossa atuação se encaminha de forma cada vez mais global. É com esse viés que foi fundada em 2016 a Região América Sul, que reúne as Unidades Administrativas da Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai. O propósito é implementar projetos e iniciativas comuns que fortaleçam o carisma evangelizador marista, presente no conjunto de obras que promovem a vida por meio da educação, saúde, trabalho social e atuação missionária em todo o continente.
Entre os objetivos, estão o de identificar e desenvolver lideranças carismáticas e de cuidar das dimensões sociais, culturais, ambientais, pastorais e econômicas, garantindo a perenidade da missão. Esse desenvolvimento sinérgico das unidades também visa colaborar para a missão de forma solidária e com corresponsabilidade, sempre com atenção aos sinais das realidades do mundo para ser presença transformadora em todos os espaços de atuação marista.
Em sintonia e comunhão, cerca de 432 Irmãos e mais de 30 mil Leigos, Leigas, colaboradores e colaboradoras atuam por meio de diálogos fraternos, da cooperação, da soma de esforços e da partilha de pessoas e recursos. No total, a Região América Sul atende mais de 200 mil estudantes – entre ensino Básico, Técnico e Superior – e, até 2019, recebeu 35 voluntários e enviou outros 185 para serem missionários em diversos locais do mundo.
A presença está distribuída em 107 unidades de Educação Básica pagas, 58 unidades sociais gratuitas e 5 Instituições de Educação Superior. Isso representa 38% da atuação marista no mundo, e compreende 50% das pessoas envolvidas na missão.