top of page

XX mensagem da Comissão Internacional de Missão Marista

A XX mensagem da Comissão Internacional de Missão Marista intituladaA saúde integral das jovens gerações – Um compromisso educacional Marista aborda o desafio da missão educativa Marista ao cuidado integral das jovens gerações. E exorta aos “herdeiros do legado de Champagnat” a serem “promotores da vida, e vida em abundância, frente à multiplicidade de conflitos, situações de abandono, vulnerabilidades e sofrimentos que geravam doenças de toda ordem e mesmo a morte de crianças e jovens”.


A mensagem, elaborada pelo Ir. Marcelo Bonhemberger, Patrícia Espíndola de Lima Teixeira e Luiz Gustavo Santos Tessaro, em nome da Comissão Internacional, destaca a importância de conhecer “os dramas aprisionados na interioridade” das crianças e jovens de hoje, para “oportunizar ambiências cotidianas mais saudáveis.” A mensagem indica que é preciso “o abandono do entendimento individualista de saúde, que leva a conclusão de que a única saída é esperar e encaminhar quando as situações se tornam graves (reforçando uma concepção de adoecimento como vivência subjetiva privada e isolada do contexto)”.


Da mesma forma, o texto menciona que “se o compromisso é com a saúde juvenil através da educação, há também, a exigência de clareza em nossos discursos e práticas conjuntas”. E destaca que ” Os espaços educativos e formativos – com todos os atores envolvidos, as relações estabelecidas, as normas e políticas, as estruturas físicas – por si só já configuram um ambiente favorável ou não ao florescimento da saúde”.


A mensagem enfatiza a necessidade de “construir laços promotores e preventivos em saúde”; identifica as principais iniciativas presentes nos espaços maristas, e, paralelamente, propõe 12 ações “para (co)criação de ambientes educacionais e laborais emocionalmente saudáveis”.


Através desta XX mensagem, a Comissão Internacional sublinha que “a pauta da saúde socioemocional não deve ser fechada em si, mas dialogada e zelada por nós Maristas. Em conjunto com nosso Superior-Geral do Instituto Marista, somos encorajados a olhar além através da sistêmica do cuidado, visto que ‘a nossa missão educativa, junto dos jovens e dos mais necessitados, assume um valor fundamental nesses tempos’”.


Acesse o material:


T-20 ComissaoMissao20_Saude-Integral
.pdf
Fazer download de PDF • 1.73MB


Comentarios


bottom of page