Reuniões Regionais da Equipe de Solidariedade e Voluntariado da Região América Sul
- UMBRASIL
- 1 de jul.
- 2 min de leitura
De 23 a 29 de junho, aconteceram, na Casa Provincial de Cruz del Sur, as reuniões regionais da Equipe de Solidariedade e Voluntariado da Região América Sul. A Equipe Regional de Solidariedade envolve as áreas de Defesa e Proteção dos Direitos das Crianças e Jovens, Educação em e para a Solidariedade, Ecologia Integral, Obras Sociais – Centros Comunitários e as experiências de Voluntariado (local, provincial e internacional).
Um dos objetivos das reuniões foi avançar nas ações do Plano Estratégico da Equipe Regional de Solidariedade em duas linhas prioritárias de curto prazo: a criação de um documento regional de referência sobre a solidariedade e suas áreas de competência; e a elaboração de uma plataforma que reúna e articule as experiências e projetos na região amazônica. Outro objetivo foi impulsionar fortemente a sinergia estratégica entre ambas as equipes da Região.
Com a presença dos Irmãos Ángel Diego García e Diego Zawadzky, ambos do Secretariado Internacional de Solidariedade e responsáveis pela Rede de Voluntariado, a dinâmica das reuniões contemplou momentos de trabalho por área e também de partilha entre os participantes.

Estiveram presentes: Leonardo Soares, Secretário da Região; Ir. Odilmar José Civa, do Comitê Regional; Regina Biasibetti; Ir. José Carlos da Silva Betancur; Ir. Donavan Farias Machado (Brasil Sul-Amazônia); Claudia González López e Mauricio Siñaniz Zambrana (Santa María de los Andes); Jefferson Bonomo e Raquel Pulita (Brasil Centro-Norte); Bruno Manoel Socher (Brasil Centro-Sul); Analía Ruggeri, Andrea Runga Ruggiero e Mónica Linares (Cruz del Sur).
Os Coordenadores Provinciais de Voluntariado constituem-se como uma rede para fortalecer as experiências de voluntariado nas obras sociais, ampliar a articulação com outras regiões do Instituto e elaborar uma estratégia regional em sintonia com as prioridades aprovadas na última Assembleia Regional.
Na tarde do primeiro dia em conjunto, a visita ao Centro Educativo Comunitário Marista “Nazaret” e à Basílica Nuestra Señora de Luján permitiu aos coordenadores entrar em contato com a vida e a missão que os inspira. Nos dias seguintes, seguiram partilhando sonhos para o futuro, tendo em vista o próximo XXIII Capítulo Geral e a construção coletiva de um Plano de Ação Regional para 2026.
Santa María de los Andes conduziu a oração do segundo dia, dedicado à avaliação da missão das equipes a partir da Matriz DAFO (Forças, Oportunidades, Debilidades e Ameaças) e ao trabalho em rede. O modo e a eficácia do acompanhamento das prioridades da Rede Marista de Voluntariado também fizeram parte das reflexões.
No terceiro dia, a oração foi conduzida Pela Província Marista Brasil Centro-Sul, e os participantes dialogaram sobre ações para fortalecer as experiências de voluntariado na região, com o objetivo de começar a traçar o Plano de Ação. No domingo, 29 de junho, a oração de Brasil Sul-Amazônia antecedeu a avaliação final do plano consensuado e a Celebração Eucarística de Envio, organizada por Cruz del Sur. Em fraternidade, todos se despediram agradecendo à acolhida da Comunidade da Casa Provincial, com um abraço comprometido neste novo e promissor caminho como discípulos e discípulas de Jesus.