top of page

Reunião da Rede Coração Solidário – Américas

Atualizado: 1 de dez. de 2022


Entre 20 e 25 de outubro de 2022, os representantes da região Arco Norte e América Sul, que fazem parte da Comissão ampliada da Rede Coração Solidário Marista, reuniram-se em Bogotá – Colômbia, onde, através da integração provincial, foram difundidas as linhas de ação do plano estratégico e os eixos temáticos da rede.


O encontro começou no dia 21 de outubro com uma atividade de integração, onde os participantes partilharam um espaço fraterno, no qual abordaram aspectos representativos da cultura dos seus países, seguido de uma visão ampliada da história e trajetória da rede, que deu origem à análise dos primeiros eixos temáticos à luz dos capítulos provinciais.

Durante o dia, foram estudados diferentes temas, tais como: mapeamento de realidades, cuidados integrais da vida, políticas de proteção de crianças e adolescentes, inclusão, e o SDG (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável).


Em um ambiente de fraternidade, integração e convivência, os participantes do encontro visitaram a Catedral do Sal de Zipaquirá, uma construção subterrânea com um profundo significado religioso, cultural e temático, considerada a maravilha número 1 da Colômbia; está situada 90 minutos a norte de Bogotá.


No domingo 23 de outubro, a reunião centrou-se em possíveis alianças e ligações, os grupos de trabalho fizeram uma apresentação sobre povos indígenas, territórios e periferias urbanas com diferentes formas de violência e mobilidade humana. Neste mesmo contexto, o Irmão Ángel Diego García Otaola apresentou os órgãos de animação da administração geral e do Secretariado de Solidariedade, uma área sob a sua direção no instituto.


O Service-learning foi um dos pontos centrais do encontro, pois é através desta metodologia que as crianças e os jovens colocam os seus conhecimentos em serviço da sociedade, fortalecendo sua empatia, e, o espírito de solidariedade que caracteriza os Maristas.


No quarto dia do encontro, os membros das equipes de solidariedade de cada província, participaram de um exercício que lhes permitiu aproximar-se dos lugares onde se vive a solidariedade na província de Norandina; organizados em diferentes grupos, visitaram e conheceram as obras sociais e educativas dos Maristas de Bogotá. Esta atividade permitiu compreender a realidade da zona sul da cidade e interagir com as comunidades ali presentes.


Finalmente, a reunião da Comissão ampliada da Rede Coração Solidário, viabilizou o reconhecimento de papéis e o intercâmbio de ideias entre os participantes, bem como o estabelecimento de canais de comunicação para o bom funcionamento da rede, que visa continuar atender a todas as realidades emergentes, especialmente as enfrentadas por crianças e jovens. O encontro concluiu-se com as considerações dos grupos temáticos, que, permitiu o planejamento do VII Encontro do Coração Solidário, que se realizará no Brasil.


Na socialização da integração com os grupos temáticos, foi construída uma síntese da reunião e, com base nos objetivos discutidos, foram difundidas as linhas de ação do plano estratégico 2022 – 2024.



Comments


bottom of page