top of page

Reunião da Equipe de Coordenação da Rede Interamericana de Espiritualidade Marista


Dos dias 30 de agosto a 01 de setembro a Equipe de Coordenação da Rede interamericana de Espiritualidade Marista (RED IEM) esteve reunida em Montevideo, Uruguay, Província Cruz del Sur, para avaliar a caminhada e planejar os projetos e ações para os próximos 3 anos.


Dentre as atividades a equipe reuniu-se, de forma virtual, com os irmãos Ángel Medina e Lindley Sionosa, diretores do Secretariado Irmãos Hoje da Administração Geral para agradecer todo apoio e participação nos projetos desenvolvidos nos últimos três anos em especial o projeto de “Formação e Vivência” desenvolvido mensalmente de forma virtual com temas referentes à Espiritualidade Marista e também temas sobre neurociência, espiritualidade das juventudes e novos paradigmas de espiritualidade. O diálogo foi também no sentido de apoio e comunhão entre os projetos da RED IEM e do Instituto no que se refere à espiritualidade.


Após a avaliação da caminhada construiu-se o plano trienal com perspectivas de aprofundar as novas temáticas surgidas no XXII Capítulo Geral do Instituto, especialmente a temática da Espiritualidade do Coração. O plano enfatiza a atitude de escuta das necessidades das províncias, reforçar os canais de comunicação e oferecer instrumentos para a vivência e cultivo da espiritualidade nas unidades maristas.


Destaca-se a acolhida e presença da comunidade de Irmãos da Casa São José, que acompanhou o grupo em todos os momentos de partilha comunitária. Valorizou-se os gestos de Família, a atenção e cuidado com a equipe e o ambiente acolhedor proporcionado pelos Irmãos da casa. Foi um verdadeiro testemunho de amor e fraternidade. O grupo contou também com a presença do Conselho Provincial da Província Cruz del Sur que se reuniram, coincidentemente, nesses dias.


A equipe de coordenação da RED IEM conta com dois representantes da Região Arco Norte: Ir. Juan Antonio Sandoval e Ofélia Ramirez; e e dois representantes da Região América Sul: Ir Pablo Rifarachi e Gustavo Balbinot. Estiveram acompanhando ativamente o encontro os Secretários Executivos das duas Regiões: Leonardo Soares e Ir Rodrigo Espinosa.


Com o desejo de servir e animar a espiritualidade marista, a RED IEM se coloca à disposição das Províncias e do Instituto para, em atitude de comunhão, escuta e apoio, ser um canal de vitalidade da missão marista em Família Global.

Comentários


bottom of page