top of page

III Reunião Pós-Noviciado na Região América Sul

Atualizado: 25 de ago. de 2022


De 13 a 24 de julho, a Região da América do Sul realizou a terceira reunião do Pós-Noviciado do processo formativo que procura acompanhar os jovens Irmãos com votos temporários. O itinerário foi realizado na cidade de Belo Horizonte, Brasil, e contou com a presença de 26 irmãos provenientes do Brasil, Peru, Argentina, Bolívia e Paraguai.


O processo de formação começou em 2020 e compreende três itinerários que respondem aos eixos propostos no plano de formação inicial da Região: consagração, fraternidade e missão.


No terceiro encontro, que teve como tema “Missão Marista”, os participantes tiveram a oportunidade de aprofundar o carisma marista a partir de sua missão de “Tornar Jesus Cristo conhecido e amado”, mostrando ao mundo o rosto de Jesus-irmão. Durante a atividade foi possível conhecer a presença marista em Belo Horizonte e suas riquezas culturais; houve um espaço de oração e de interioridade através da Regra de Vida orientada pelo Irmão Isidro Azpeleta. Houve também uma oficina sobre a Missão da Igreja em saída, liderada pela teóloga Tania Mayer; e, acima de tudo, houve uma intensa experiência de partilha comunitária.


Dia 23 de julho, foi realizada a síntese da experiência. Um momento de oração que convidou os jovens Irmãos a refletir sobre o que eles levavam no coração para continuar a promover sua vocação nos lugares de missão e os motivou a sonhar com os próximos encontros. A partilha comunitária destacou a experiência de fraternidade baseada no cuidado com os outros, as reuniões, os passeios comunitários e os diálogos informais, pois permitiram que eles se conhecessem e, ao mesmo tempo, conhecer a riqueza pessoal e cultural de cada um; também consideraram importantes os momentos de espiritualidade das orações e celebrações.


O terceiro encontro foi concluído com muita alegria e alguns desafios para os participantes, que estão ansiosos para a próxima etapa no Peru. No evento, foram eleitos os dois jovens irmãos que formarão a nova equipe que acompanhará a próxima experiência. Que Jesus, Maria, nossa Boa Mãe e o Padre Champagnat continuem a guiar o caminho da Região para cuidar e gerar a vida marista.

Comments


bottom of page