"Nossos corações não ardiam enquanto ele nos falava no Caminho...?" (Lucas 24:32)
O último dia do III Fórum Regional da América Sul começou mais uma vez com a meditação matinal e uma oração pronunciada e cantada na qual a presença de Maria é sempre calor e coragem. A Palavra narrou a cena dos discípulos de Emaús, a sua experiência com o Ressuscitado, aquele “furacão” que os levaria a sair pelo Caminho, desconhecido e arriscado, com um só salvo-conduto: o coração ardente pela sua presença amorosa e a confiança na sua Boa Nova.
Todos os participantes foram convidados a dar vida a essa Palavra, que iluminou a reflexão sobre integração e reconfiguração regional em andamento, perguntando: O que faz arder nossos corações? O que nos faz sentir que o projeto de reconfiguração da Região é de Deus?
Para alimentar ainda mais o discernimento que essas perguntas implicam, o Irmão Óscar Martín, Conselheiro Geral do Instituto, fez uma apresentação focada precisamente no futuro da Região. Sua intuição, seu vasto, rico e diverso presente, seus pontos fortes e fracos, e também os sonhos que sonha, foram abordados discutindo, em um itinerário compartilhado, os porquês, os porquês, os comos e os quando de uma possível reconfiguração da América do Sul.
Uma reconfiguração que amadurecerá encorajada pelos valiosos discernimentos, caminhos e experiências que já estão em andamento e pelo propósito daqueles que foram apresentados nos últimos dois dias e serão oportunamente avaliados pelo Comitê e pelo Conselho Regional, respectivamente.
No final da tarde, a visita à Basílica de Nossa Senhora de Luján nos permitiu colocar as esperanças e preocupações deste Fórum, e tudo o que passou por ele, sob a proteção da Virgem, sob seu manto milagroso. E ali mesmo foi antecipado o conteúdo de uma Carta Manifesto que, uma vez concluída, assinará os compromissos e desejos vocacionais expressos no evento.
Por fim, o Irmão Luis Carlos Gutiérrez, em nome do Irmão Ernesto Sánchez, do Governo Geral e dos seus, dirigiu aos maristas reunidos no templo algumas palavras sinceras de Envio que, juntamente com a oração, a bênção e o abraço final, resumiram e confirmaram o valor do encontro histórico.
Comments