top of page

III Fórum Regional da Região América do Sul - Dia 2: Viver

“Faça tudo o que Ele lhe disser” (João 2)

 

O dia também começou em torno da mesa do altar. Aos seus pés, uma placa com o lema que a animaria (VIVER) e uma vela acesa eram os sinais de um novo tempo de meditação e de encontro com Deus no mais íntimo de cada coração para abri-lo e entregá-lo à sua vontade.

 

Os participantes fizeram simbolicamente o gesto dessa entrega para se deixarem habitar por Deus e habitar com ele o que já está sendo construído regionalmente, e passo a passo.  Depois, a voz da Boa Mãe na história das Bodas de Caná lembrou-lhes a importância de nos sintonizarmos com Aquela que, quando tudo fica difícil, transforma água em vinho e nos torna capazes de transformar os maiores desafios em milagres e oportunidades.


Com este espírito abriram o segundo dia do Fórum, que teve como primeiro orador o Ir. Luis Carlos, Vigário Geral. “Liderança Servidora e Profética, sua formação e sua ligação com a MIMA III” foi o tema escolhido para a palestra.

 

 “O tema da Liderança Servidora e Profética que hoje venho explorar com vocês foi central na última Assembleia Internacional da Missão Marista”, explicou. O desenvolvimento deste tipo de Liderança, que já começou, prepara-nos para responder ao apelo do último Capítulo Geral sobre a nossa identidade como Família Carismática que hoje habita uma realidade Global. Nesta perspectiva de globalidade, as províncias da Região América Sul sentiram-se chamadas a cooperar entre si, a continuar a formar-se e a unir forças para melhor servir e profetizar. A questão que se coloca então, para pensar e planear atento às necessidades emergentes no comum e no particular, é: Como será feito? E qual é o sonho que a motivará, o sonho que ela ousa sonhar?


Seguindo a dissertação do Irmão Luis Carlos, que explicou profusamente e detalhadamente o significado e os contextos da Liderança Profética e Servidora, o Irmão Alberto Aparicio (PMCDS), membro do Comitê Regional da Região América Sul e da Equipe de Formação Permanente, traçou a origem e evolução do processo de integração da Região e referiu-se aos Fóruns anteriores (2019 e 2021), dando conta das conquistas alcançadas e das expectativas a serem atendidas.

 

O Irmão Gregogio Linacero, Assistente do Ecônomo Geral, por sua vez contribuiu com as opiniões dos Secretariados do Governo Geral sobre a realidade da Região América Sul em cada uma de suas áreas de missão e transmitiu a perspectiva de interação inter-regional e articulação com a Administração Geral também crescente em termos de globalidade.

 

À tarde foi anunciado o Plano Estratégico da Região 2023-2025 e os participantes do Fórum começaram a partilhar os Projetos das respetivas áreas e a pensar no seu impacto no Plano.  Foram 6 Equipes e Redes que compartilharam hoje suas propostas.


O intenso trabalho que realizam, e que continuará ao longo do terceiro e último dia de evento, abrirá, sem dúvida, novas possibilidades de cooperação ao mesmo tempo que promoverá uma experiência de fraternidade desafiadora, gratificante e inédita, mais do que significativa para habitar o presente e o futuro. a missão marista na América do Sul. No final, um jantar comemorativo com um espetáculo de tango e folclore, especialmente organizado pela província anfitriã, Cruz del Sur, prestou-lhes homenagem e convidou-os a partilhar a mesa fraterna de alegria, gratidão e celebração comunitária.



Comments


bottom of page