top of page

II Seminário Internacional de Pesquisa Intercultural - Edição 2024 - Os Direitos de Crianças e Adolescentes no âmbito das Américas

A realização deste seminário proposto pelo Grupo de Pesquisa Políticas Públicas, Direitos Humanos e Formação de Professores, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PPGE-PUCPR, tem como objetivo dialogar sobre os direitos de crianças e adolescentes no âmbito das Américas.


Os diálogos têm como centralidade as vozes captadas na investigação empírica: EDUCAÇÃO E BEM-ESTAR: GESTÃO PARTICIPATIVA NA MELHORA DA QUALIDADE DE VIDA NA ESCOLA E NA COMUNIDADE.


Este Seminário integra o ciclo de pesquisa iniciado em 2022 liderada pela Profa.  Dra.Ana Maria Eyng em parceria interinstitucional do Programa Mestrado e Doutorado em Educação – PPGE/PUCPR – Brasil; Programa de Mestrado em Ação Humanitária, Cooperação e Desenvolvimento – UFP – Portugal e Programa de Doutorado em Política Educacional - Universidade de Guadalajara – México.


A parceria para a pesquisa de campo contou com a União Marista do Brasil e a Rede Coração Solidário. A adesão para participação na pesquisa foi realizada após consulta para lideranças das províncias e no ano seguinte as escolas receberam os relatórios individuais e gerais sobre os dados.


Segundo a Professora Ana Maria “O seminário, marcado pelo diálogo participativo, representa uma oportunidade ímpar de encontro e reflexão crítica acerca da corresponsabilidade das comunidades Educativas Maristas em ações concretas para o fortalecimento e garantia dos direitos da infância (crianças e adolescentes). Nas atividades programadas para os diferentes dias do evento teremos na centralidade as vozes de educandos, educadores e de familiares de estudantes de diferentes Unidades Maristas do Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia e México, além das contribuições de pesquisadores e especialistas nos direitos das Infâncias. Nosso propósito conjunto é analisar dialogicamente as correlações entre educação e garantia de direitos na construção coletiva de pedagogias e tecnologias para o bem-estar de todos(as) no contexto escolar e comunitário.”

 

Datas/fechas: 10, 11, 12, 26, 27, e 28 de junho

 

Horários/Horarios:

Brasil /Chile/Argentina: 14h às 16h40min

Bolívia: 13hs às 15h40min

Colômbia: 12h às 14h40min

México: 11h às 13h40min

Portugal: 18h às 2040min

Suíça: 19h às 21h40

 

Modalidade: Hibrida – presencial e online via zoom

 

Comments


bottom of page