top of page

Encontro reúne representantes da Animação Vocacional da Região América Sul e Instituto Marista


Após quase dois anos de eventos online, a Animação Vocacional da Região América Sul reuniu animadores vocacionais, ao longo dos dias 26 a 30 de setembro, em Santiago, no Chile.


O objetivo da reunião foi definir Intuições, critérios, convicções e necessidades que são importantes para animação vocacional, em nível regional. O encontrou celebrou o Ano das Vocações Maristas, inspirados pelo tema “Cuidar e gerar vida Marista”, que está sendo vivenciado em todas as províncias do Instituto.


Neste ano vocacional, o instituto considera como estratégico este encontro de animadores vocacionais é uma oportunidade para as províncias da Região América Sul desenvolverem maior sinergia, refletir, aprofundar e enriquecer os processos e planos vocacionais.


O Conselho Superior, formado pelos Irmãos Provinciais da Região América do Sul, apoiam e consideram este encontro como um momento especial para estimular a vocação do Religioso Irmão Marista.


A programação do encontro seguiu a lógica pedagógica de acordo com o tema do ano vocacional, e para cada dia havia uma motivação e uma palavra-chave. Desde o cuidado com o animador vocacional, o cuidado com as juventudes, o plano de formação inicial da Região América Sul, a voz dos formadores conectando os processos formativos com a animação vocacional e o trabalho em torno da construção de um pequeno documento que resume o sentido do encontro e aponta luzes para a animação vocacional da Região América Sul.


Colaboraram diretamente na coordenação deste encontro o Ir. Angel Medina, diretor do secretariado de Irmãos Hoje, Ir. Márcio Costa, PMBCN, Magali (Leiga) e Ir. Gadiel da província Santa Maria De los Andes. Representando as províncias da Região América Sul foram 16 Irmãos, 4 leigos e 2 leigas.

A coordenação destaca que o encontro pode colaborar significativamente no desenvolvimento da animação vocacional em nível de Região América Sul, sobre tudo, fortalecer os planos províncias de animação vocacional, bem como, estruturar processos comuns em toda a região.

Comments


bottom of page