top of page

Comitê Regional da Região América Sul se reúne em Montevideo


Entre os dias 26 e 28 de setembro, na Comunidade de São José, em Montevideo, no Uruguai, o Comitê Regional da Região América Sul se reuniu, e teve como principais pontos de pauta o Planejamento Estratégico da Região e a atualização dos status das equipes regionais.


A equipe foi muito bem acolhida pela Província Cruz del Sur. Fizeram parte da reunião o Ir. Pablo Gonzalez (PSMA), Leonardo Soares (UMBRASIL), Ir. Patricio Pino (PSMA), Rosangela Specht (PMBCS), Ir. Dionísio Rodrigues (PMBSA), Fátima R. Gonçalves (PMBCN), Marcelo Cordeiro (PMBSA), César Núñes Rojas (PSMA), Alberto Libera (PSMA), Juan Achard (PCDS), Ir. Alberto Aparício (PCDS) e Ir. Ir. Gregorio Linacero (Instituto).


O evento começou com a participação do Irmão Luis Carlos Gutiérrez (Vigário-Geral), inspirando os participantes e apontando os caminhos pensados pelo Instituto enquanto família global. Dando continuidade as perspectivas futuras, o Ir. Gregorio Linacero, gerente do Plano Estratégico da Administração Geral, trouxe ponderações acerca dessa caminhada, alinhando a Região aos interesses do Instituto, a partir de 5 grandes frentes de trabalho: espiritualidade, vocação marista e corresponsabilidade, necessidades emergentes, família marista global e reconfiguração canônica e estruturas jurídicas.


Planejamento Estratégico da Região América Sul

O encontro produziu a versão preliminar do Planejamento Estratégico, que a partir de agora entra em uma agenda de deliberações, passando pelos 5 Conselhos Provinciais e o Conselho Regional, para enfim, na Assembleia Regional, programada para os dias 19 a 23 de março de 2023, em Cochabamba, ser aprovado. Estando na Bolívia, a equipe aproveitará para celebrar o início do noviciado de 2023.


Status de todas as equipes e seus encaminhamentos

A reunião proporcionou ao Comitê Regional acompanhar o desenvolvimento dos projetos das equipes de Rede de Escolas, Rede de Economato, Noviciado e Formação Inicial, Comunicação e Identificação de especialistas.


Para 2022, haverá o lançamento do site da Região América Sul, com o objetivo de dar visibilidade, fortalecer a identidade e alinhar discursivamente os assuntos regionais, mais um significativo passo para fazer a Região ser conhecida e amada.


Para Leonardo Soares, secretário executivo da Região América Sul, “o encontro mais do que projetos e ações materializadas, tem como grande aprendizado reforçar a ideia de Região, nossos laços, nosso compromisso e nossa intenção de caminhar como família global” finalizou.

Comments


bottom of page