top of page

Comitê Regional da Região América Sul reúne-se em Porto Alegre para definir Planejamento Estratégico

O Comitê Regional da Região América Sul reuniu-se, entre os dias 10 e 12 de julho, em Porto Alegre/RS, para planejar os próximos passos do trabalho colaborativo regional. Iluminados pelos ecos da Assembleia Regional, ocorrida em fevereiro desse ano, os representantes da Região materializaram as iniciativas estratégicas elencadas para o horizonte de 2023/2025.


A Região América Sul é uma das seis regiões do Instituto Marista, criada para fortalecer a atuação em sete países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai. Formada pelas Unidades Administrativas (Províncias) presentes nesses países, a Região responde à reorganização global do Instituto, por regiões, que busca garantir o desenvolvimento e a vitalidade da missão marista e fomentar a internacionalidade.

Em sintonia e comunhão, Irmãos, Leigos e Leigas da Região América Sul atuam mediante diálogos fraternos, da cooperação, da soma de esforços e da partilha de pessoas e recursos para implementar projetos e iniciativas comuns com o objetivo de fortalecer o carisma evangelizador marista e a sustentabilidade do Instituto.


Participaram do encontro: Hno. Alberto Aparicio (PCDS), Juan Achard (PCDS), Ir. José Assis (PMBCN), Ir. Maicon Donizete A. Silva (PMBCN), Fátima R. Gonçalves (PMBCN), Ir. Miguel Fernandes Ribeiro (PMBCS), Jose Leão da Cunha Filho (PMBCS), Ir. Danilo Bezerra (PMBSA), Marcelo de M. Cordeiro (PMBSA), Hno. Patricio Pino (PSMA), Alberto Libera (PSMA).


Entre as reflexões estão a melhoria dos processos de comunicação entre as Províncias e o desenvolvimento das ações a partir dos 5 projetos estratégicos: espiritualidade, solidariedade, formação inicial e permanente, animação vocacional e pastoral juvenil.


Irmão Assis, Provincial Coordenador da Região, acompanhou a reunião e destacou “nosso encontro nos possibilitou revisitar as contribuições de nossa última assembleia em Cochabamba e um olhar sensível para com o nosso Planejamento Estratégico com base nas intuições de futuro do Instituto que nos desafia a uma fidelidade criativa e profética ao Carisma: espiritualidade, missão e vida comum”.

Comments


bottom of page