top of page

XXI mensagem da Comissão Internacional da Missão: Educação Marista no século XXI



A XXI Mensagem da Comissão Internacional da Missão Marista é a última de um ciclo que começou durante a pandemia, em dezembro de 2020. Em breve, todas as mensagens serão reunidas em um livro que estará à disposição de todo o Instituto.


A mensagem aqui apresentada, preparada pelo Ir. Luis Carlos Gutiérrez Blanco, Vigário Geral, em nome da Comissão Internacional, intitula-se Abraçando o estilo marista: Declarações globais sobre a educação marista no século XXI”. O texto destaca a identidade dos maristas como educadores e evangelizadores desta época, defensores dos valores da compaixão e da fé em um mundo em transformação. “Não nos limitamos a ensinar, evangelizamos através da educação e educamos através da evangelização. É um belo ciclo em que cada ato de aprendizagem se torna uma oportunidade de crescimento espiritual. Acreditamos que a educação é a chave para dar vigor a vidas significativas e com objetivos”, diz a mensagem.


Referindo-se à necessidade de preparar as crianças e os jovens “para os desafios do mundo moderno”, O Ir. Luiz Carlos fala sobre a educação além da sala de aula, onde os maristas incentivam “não-violência e de comunicação mutuamente respeitosa”. Da mesma forma, o texto destaca o papel dos maristas como educadores profundamente comprometidos com a consciência ecológica e a sustentabilidade do planeta, respeitando os direitos e a diversidade de todos, “entendendo que nossas crianças, adolescentes e jovens estão no centro e são os protagonistas da nossa missão de tornar Jesus Cristo conhecido e amado”. A mensagem também destaca o papel da solidariedade como parte do DNA marista: “Não apenas a ensinamos; nós a vivemos. Aprofundamos a abordagem do serviço-aprendizagem, assegurando que nossos alunos compreendam o poder de retribuir”. A mensagem também enfatiza a “educação em rede e interconectada” e destaca que “a educação é uma força motriz para a mudança“.


No final de sua mensagem, o Ir. Luis Carlos faz um apelo à ação e convida todos os educadores maristas a assumirem um compromisso inabalável com a educação: “Somos Maristas e o nosso amor por sermos Maristas leva-nos a inspirar, educar e transformar vidas todos os dias”.

____________________


A Comissão foi criada para facilitar um quadro para interconectar os secretariados, redes e regiões de maneira integrada e sequencial. Formada por irmãos e leigos, ela assumiu a tarefa de refletir sobre a centralidade da missão marista no mundo de hoje.

Se quiser compartilhar suas ideias, reflexões ou experiências com a Comissão, como resultado desta mensagem, escreva para fms.cimm@fms.it




Comments


bottom of page