top of page

A recém-formada Equipe de Solidariedade da Região América Sul realiza encontro de planejamento, na sede da UMBRASIL, em Brasília

Entre os dias 2 e 4 de junho de 2024, a Equipe de Solidariedade da Região América Sul (RAS) se reuniu na Sede da União Marista do Brasil (UMBRASIL), em Brasília.


A Coordenadora Regional da Equipe de Solidariedade, Analía Ruggeri (PCDS), iniciou as atividades dando boas-vindas aos participantes, apresentando a pauta com as atividades programadas e passando a palavra para o Secretário Executivo da RAS, Leonardo Soares, que fez uma breve contextualização sobre a recente criação da Equipe.


De acordo com Leonardo, a Equipe de Solidariedade tem como objetivo articular projetos e ações estratégicas no campo da solidariedade, considerando as realidades emergentes, é a oportunidade de “criar espaços de participação e protagonismo infantojuvenil e assumir as pautas do Pacto Educativo Global com o intuito de fortalecer e animar as frentes de missão da Região América Sul”, disse.

 

Planejamento


O planejamento da Equipe de Solidariedade da RAS começou com a partilha, por parte de cada participante, do Diagnóstico das Províncias, a partir de análise da Matriz Swot preenchida por todos os participantes.

Cada Província apresentou o seu diagnóstico em relação a ações e iniciativas de Solidariedade para a análise de pontos comuns e desafios que precisam ser identificados, alinhando-os às prioridades recém definidas na III Assembleia Internacional da Missão Marista.


Essa troca de informações e boas-práticas foi fundamental para a criação do projeto Regional de Solidariedade, que se baseará em 4 grandes pilares: produção de conhecimento, formações, incidência/articulações e representações.

A reunião ainda contou com a apresentação do Portal 1817, pela Juliana Fontoura (PMBCS), representante da Equipe de Comunicação da Região, que contextualizou e colocou o portal à disposição das formações projetadas pela equipe.

 

Conexão


Durante o encontro, a Equipe teve a oportunidade de receber, presencialmente, o Ir. José de Assis, Coordenador Provincial da Região América Sul.

O Ir. Assis contextualizou que a criação da equipe de Solidariedade Regional é de suma importância para o futuro da RAS. “É desejo dos Irmãos, a Solidariedade é parte do nosso carisma, é parte de quem somos, é um desafio o projeto de Solidariedade Regional, mas também é o único caminho a ser seguido, porque esse tema é de enorme valor para todos nós”.


A Equipe de Solidariedade da Região América Sul é composta por: Analía Ruggieri (PCDS), Ir. Edvaldo (PMBCN, Barbara Pimpão Ferreira (PMBCS), Claudia González (PSMA), Giovane Leite (PMBSA) e Francine Junqueira (UMBRASIL).

Comments


bottom of page