top of page

3º Congresso Nacional da Pastoral Juvenil Marista


Cerca de 300 jovens maristas do Brasil estiveram reunidos no Rio de Janeiro participando do 3º Congresso Nacional Pastoral Juvenil Marista, que aconteceu de 26 a 29 de janeiro de 2023, no Colégio São José da Tijuca.


O evento, organizado pela UMBRASIL e as 3 Províncias do Brasil Marista, teve como tema “+ Ecos e – Egos, um exercício contínuo de espiritualidade, respeito e protagonismo juvenil”.


Na abertura, os participantes ouviram uma mensagem enviada pelo Ir. Ernesto Sánchez, Superior Geral do Instituto. “A pastoral juvenil marista está no coração da missão marista”, disse o Ir. Ernesto. “Um dos pontos que que marcou minha vida foi a experiência pastoral juvenil Marista”, destacou ainda o Superior Geral.


O Ir. Luis Carlos Gutiérrez, Vigário Geral, também participou virtualmente, e pediu que o encontro fosse “um espaço de reflexão e proposta, cujuo centro é o protagonismo na vida pastoral, social, solidária e política“ E acrescentou: “este terceiro congresso os convida a pensar e fazer propostas relativas a três eixos: o protagonismo juvenil, a ecologia integral e a casa comum. Estes três temas são também pontos chaves para o Instituto Marista em nível internacional”.


No primeiro dia, os jovens receberam as boas-vindas do provincial da Província anfitriã, Ir. José de Assis, que motivou os jovens dizendo que “é tempo de fortalecer a unidade, agir com fidelidade criativa ao carisma e nos renovarmos sempre. Somos uma grande comunidade que educa e evangeliza”. Depois os jovens, divididos por Províncias, compartilharam a trajetória, o entusiasmo e o compromisso em pertencerem a esse movimento juvenil tão importante. E, para concluir a jornada, houve uma troca de sementes entre os jovens, destacando a sustentabilidade ea conexão.


Na parte da manhã do segundo dia, os jovens visitaram o célebre Cristo Redentro, onde participaram da missa. Durante a tarde, os participantes escuram as reflexões da Irmã Valéria Leal, assessora nacional da Pastoral Juvenil dos Bispos do Brasil, que teve como tema “que juventudes são essas?”.


O terceiro dia foi marcado pelo diálogo sobre o compromisso com a Casa Comum, motivado pela encíclica Laudato Si’, sob a orientação dos assessores Gabriela Consolaro e Eduardo Brasileiro.


No domingo o encontro foi encerrado com a missa, celebrada pelo bispo auxiliar do Rio de Janeiro, Dom Paulo Celso Dias do Nascimento.





Comments


bottom of page