Cerca de 300 jovens maristas do Brasil estiveram reunidos no Rio de Janeiro participando do 3º Congresso Nacional Pastoral Juvenil Marista, que aconteceu de 26 a 29 de janeiro de 2023, no Colégio São José da Tijuca.
O evento, organizado pela UMBRASIL e as 3 Províncias do Brasil Marista, teve como tema “+ Ecos e – Egos, um exercício contínuo de espiritualidade, respeito e protagonismo juvenil”.
Na abertura, os participantes ouviram uma mensagem enviada pelo Ir. Ernesto Sánchez, Superior Geral do Instituto. “A pastoral juvenil marista está no coração da missão marista”, disse o Ir. Ernesto. “Um dos pontos que que marcou minha vida foi a experiência pastoral juvenil Marista”, destacou ainda o Superior Geral.
O Ir. Luis Carlos Gutiérrez, Vigário Geral, também participou virtualmente, e pediu que o encontro fosse “um espaço de reflexão e proposta, cujuo centro é o protagonismo na vida pastoral, social, solidária e política“ E acrescentou: “este terceiro congresso os convida a pensar e fazer propostas relativas a três eixos: o protagonismo juvenil, a ecologia integral e a casa comum. Estes três temas são também pontos chaves para o Instituto Marista em nível internacional”.
No primeiro dia, os jovens receberam as boas-vindas do provincial da Província anfitriã, Ir. José de Assis, que motivou os jovens dizendo que “é tempo de fortalecer a unidade, agir com fidelidade criativa ao carisma e nos renovarmos sempre. Somos uma grande comunidade que educa e evangeliza”. Depois os jovens, divididos por Províncias, compartilharam a trajetória, o entusiasmo e o compromisso em pertencerem a esse movimento juvenil tão importante. E, para concluir a jornada, houve uma troca de sementes entre os jovens, destacando a sustentabilidade ea conexão.
Na parte da manhã do segundo dia, os jovens visitaram o célebre Cristo Redentro, onde participaram da missa. Durante a tarde, os participantes escuram as reflexões da Irmã Valéria Leal, assessora nacional da Pastoral Juvenil dos Bispos do Brasil, que teve como tema “que juventudes são essas?”.
O terceiro dia foi marcado pelo diálogo sobre o compromisso com a Casa Comum, motivado pela encíclica Laudato Si’, sob a orientação dos assessores Gabriela Consolaro e Eduardo Brasileiro.
No domingo o encontro foi encerrado com a missa, celebrada pelo bispo auxiliar do Rio de Janeiro, Dom Paulo Celso Dias do Nascimento.
Comments